ANSIEDADE, O ESTOPIM DA SÍNDROME DO PÂNICO – SAIBA COMO EVITAR!
Decidi falar desse assunto, pois percebo que muita gente tem ou teve Síndrome do Pânico e nem sabe do que se trata. Eu já sofri desse distúrbio, e posso afirmar que este mal deve ser tratado rapidamente e principalmente administrado, pois ele pode ser recorrente.
A Síndrome do Pânico é inconfundível, e normalmente tem o seu gatilho na ansiedade, relacionada a uma crise intensa de stress. Do nada você pode acordar com uma terrível sensação de medo, com pensamentos relacionados a morte ou algo negativo, somados a um descontrole, suor intenso, taquicardia, falta de ar, tremores. Estes são apenas alguns dos sintomas deste mal do século.
VIDA ACELERADA
Esse cenário de multi-conexão digital, monitora nosso ócio e nos pressiona a ocupação integral do nosso tempo, o que acaba gerando um processo de aceleração diária e que nos levará a um cenário propício para desenvolvermos esta síndrome.
Estarmos constantemente preocupados (pré+ocupação) com trabalho, dinheiro, família, com a falta de tempo e com o futuro e um grande gerador de stress.
IMPORTANTE: Se você está ficando agoniado com esse papo, provavelmente você é um sério candidato a síndrome do pânico.
O TRATAMENTO
Uma das formas de tratamento é através de remédios que atuam no controle da serotonina, um neurotransmissor que regula o nosso humor, sono, apetite. Também ansiolíticos e antidepressivos.
Mas, fique tranquilo nosso objetivo não é se aprofundar neste tema. Mas, mostrar para você que existem formas de evitar esse problema com a aplicação de dicas para que você mude sua forma de pensar e reeduque a sua rotina.
Então não deixe para amanhã. Comece agora!
DICAS
1 - ESVAZIE A MENTE
É fundamental para o seu bem-estar, ter a sensação de que está cumprindo com suas tarefas diárias e que está sendo produtivo, sem enlouquecer. Então você precisa esvaziar a sua mente.
Coloque todas as suas tarefas em uma agenda ou caderno. Inicialmente as diárias, depois pode evoluir também para as semanais, até conseguir fazer isso mensalmente. Quando eu digo todas, são todas. Você perceberá se está fazendo certo quando chegar a noite e sentir a sensação que cumpriu sua missão. Isso evitará que fique criando novas tarefas durante o dia e o fará sentir mais produtivo, sem ficar andando para lá e para cá ou verificando seu e-mail a todo o instante.
2 - POLICIE-SE DO LADRÃO DIGITAL DO TEMPO
Lembre-se, você não nasceu com um celular e não depende dele para manter-se vivo. A tecnologia é muito bem-vinda desde que seja bem utilizada e não assuma o controle da sua vida. Não existem só as drogas químicas, agora também temos o vício digital. Existem pessoas que não conseguem deixar de ver suas atividades no celular a cada 3 minutos. Estamos desaprendendo a nos comunicar de forma verbal. Mas, infelizmente nos aperceberemos disso muito tarde. Então segue uma dica preciosa. Seu mundo não vai acabar se você estabelecer um tempo aceitável para consultar o seu celular. As ligações têm seu sinal sonoro e você pode retornar no momento certo. E as redes sociais deixam um registro de atividades que podem ser administradas, deixando ali um status de ocupado, ausente e etc.
Seja o protagonista da sua vida. Você é o responsável por ela e não os outros. Pode ter certeza que pessoas inteligentes, inclusive o seu chefe, irão te respeitar mais se perceberem que você sabe lidar com esse tema.
3 - VIVA A VIDA
Noventa e nove por cento das pessoas não tem um propósito claro de vida. Ganhar dinheiro, pagar contas, fazer uma faculdade, casar, ter filhos não deve ser um propósito de vida, mas fazer parte dela. O propósito está muito mais relacionado a nossa interferência na sociedade, na vida das pessoas, aos nossos valores e principalmente ao legado que queremos deixar para o mundo. Não fique preocupado se você não encontrou o seu. Não é um processo tão fácil de se estabelecer.
Mas, você pode começar incluindo-se em sua rotina. Sim, isso mesmo. Por exemplo: fazer exercícios físicos ajudam a controlar sua serotonina de forma natural, além de melhorar sua autoestima. Basta uma hora por dia, pela manhã, antes do trabalho, ou na hora do almoço, ou após o expediente. Pare de se sabotar e comece já.
Todas as questões abordadas acima servem para melhorar sua qualidade de vida, contribuindo para o controle do stress, para a organização pessoal e o retorno financeiro. Automaticamente menos ansiedade.
Temas tão diferentes, se entrelaçam em nosso desenvolvimento pessoal, podendo interferir de forma positiva em nossas vidas. Esse não é um trecho de um livro de autoajuda, mas o relato de vida de um ser humano comum, apaixonado pela vida e sedento de conhecimentos que nos ajudem a ter uma vida mais plena e que dê mais sentido a essa jornada existencial.
ENCONTRE SEU PROPÓSITO E SEJA FELIZ!
Uma excelente ferramenta para o desenvolvimento pessoal é o coaching. E olha que quem vos fala é alguém extremamente cético a milagres. Já estudei inúmeras religiões, fiz terapia e vivi na prática o que proponho em meus conteúdos. Há alguns anos fui coachee(nome dado a quem passa pelo processo de coaching), e sinceramente estava totalmente enganado quanto a sua essência. Algo que pensei ser baseado no empirismo, mostrou ser algo com embasamento científico e com ferramentas excelente de auto conhecimento e compreensão do ser humano.
Foi tão importante para minha carreira que decidi investir na minha formação em Coach, encontrando um propósito que sempre esteve presente na minha vida, mas não de maneira clara. Desenvolver pessoas, o método Ikigai é uma excelente ferramenta para ajudar a quem quer entender o seu propósito de vida. Se quer saber mais, entre em contato.
SANDRO WILCK @coachsandrowilck
Coach International Ikigai Methodology , CEO UmQuatroQuatro Comunicação, Sócio Incorporato Tecnologia - Diretor de Vendas e Marketing - Armarinhos Web
sandrowilck@gmail.com http://sandrowilck.blogspot.com.br/
Quer saber mais sobre síndrome do pânico acesse: http://www.sindromedopanico.com.br/sintomas-da-sindrome-do-panico/
Comentários
Postar um comentário